terça-feira, 23 de março de 2010

Pré-sal.

A camada pré-sal refere-se a um conjunto de reservatórios mais antigos que a camada de sal. Esses reservatórios podem ser encontrados do Nordeste ao Sul do Brasil, no Golfo do México e na Costa Oeste africana. A área mais importante é o trecho que se estende do Norte da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro ao Sul da Bacia de Santos- São Paulo, desde o Alto Vitória até o Alto de Florianópolis. A espessura da camada de sal da Bacia de Santos chega a 2000 metros, enquanto a da Bacia de Campos em torno de 200 metros. Este sal foi depositado durante a abertura do Oceano Atlântico, durante a fase de mar raso e de clima semi-árido.
O termo pré-sal é uma definição geológica que significa que a camada foi depositada antes do sal.
A primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral brasileiro, que passou a ser conhecida como petróleo do pré-sal, ou simplesmente pré-sal.
Com a descoberta do pré-sal na Bacia de Santos, esta região passou a ser muito valorizada, e crê-se que num futuro bem próximo , toda a região da Baixada Santista terá a sua valorização muito grande, com o aumento dos empregos em todos os setores, dando à população condições mais dignas.
O assunto é polêmico, pois já tem gerado uma série de discussões, políticas e sociais, principalmente com a divisão do grande volume de dinheiro que irá gerar; e por isso tudo, precisa ser analisado e concluido com muita paz.
Um outro fator preocupante, é a preocupação com a natureza, pois a extração deste petróleo, não ocorrendo de forma disciplinada e corretamente, poderá causar sérios prejuízos com a devastação e poluição do nosso mar, que poderá ser contaminado não só na região, mas como um todo.
Portanto, vamos participar deste momento de forma a contribuir, pressionando nossos políticos, para que pelo menos desta vez ajam corretamente, pois desta forma estarão contribuindo para que o nosso país se torne uma grande potência mundial, capaz de suprir todas as suas necessidades, e ajudando também outros países menos favorecidos.
Vamos arregaçar nossas mangas, indo à luta, pois este assunto vale a pena.

Um comentário:

  1. É, papito. Na maioria dos casos, a natureza sempre acaba mais prejudicada. O que consequentemente nos prejudica também. Todas estes desastres ecológicos que vêm acontecendo tem origem na transformação causada pelo ser humano. Aliás...que tal você escrever sobre reciclagem de lixo ou sobre a água, han? Fica aqui minha dica. rsrsrs

    Beijos, te amo!

    ResponderExcluir