segunda-feira, 1 de março de 2010

"Guerra das Mamonas"

Para quem não sabe, mas pelo menos viu, ou ouviu falar em "Mamonas Assassinas", aquela banda meteórica que fez um secesso estrondoso. e depois vieram a sofrer aquele horrível desastre aéreo, podem se lembrar da palavra.
Mamona, na realidade e a planta cujo fruto do mesmo nome, tem uso medicinal e outros, como por exemplo um óleo pastoso que se passa no assoalho dos carros, para se evitar a ferrugem.
Bem, nos dias de hoje, e já há algum tempo, vemos crianças em bem tenra idade nas ruas, ou através programas veiculados pela TV, se drogando, prostituindo, ou até mesmo participando de "gangs" em assaltos, e até em homicídios; não vivendo a vida na infância, e tirando o sossego da sociedade, tornando-se, se sobreviverem, terríveis marginais quando adultos.
Nós como cidadãos e cidadãs, pouco fazemos, pois já temos uma carga suficiente de outros tantos problemas para sobrevivermos, para cuidarmos de nossas famílias e filhos, para que também não se desvirtuem, pois a droga, hoje, atinge todas as camadas da sociedade, de um modo geral.
Muitos de nós fazemos, sim a nossa parte, colaborando com instituições que cuidam de crianças, e pagando nossos impostos, para que o próprio governo que é o maior responsavel faça a sua.
E por quê "Guerra das Mamonas"?
Bem, porque lembrei-me que nos meados dos anos 50, quando era criança, eu e meus amigos de uma infância sadia, nos divertíamos, e vivíamos este período, realmente como uma criança sempre deveria viver: livre, leve e solta, sem ao menos conhecimento desta "coisa" que assola o mundo, e está destruindo as famílias, e a sociedade.
Uma de nossas brincadeiras era a Guerra das Mamonas, que com nossos estilingues, feitos com nossas próprias mãos, combinávamos uma bincadeira , utilizando as mamonas, um fruto leve, como projéteis de nossas "armas", sem intençao de machucar, ou ferir ninguém, pois não seriam capazes disso, e nem a intenção era esta. E assim, passávamos horas intermináveis nesta brincadeira tão simples, enquanto o mundo girava, sem nos afetar, e sem nos contaminar com o que estaria por vir nos anos 60; um período marcado por tantas coisas boas na cultura, mas também pelo uso indiscriminado das drogas.
Acredio que quem passou por este período, viveu, e por isso, tenho muita pena do que vemos hoje.
E daí, perguntar-me:
-Será que ainda há tempo para a "Guerra das Mamonas", e para tantas outras brincadeiras que fizeram tantos homens bons e justos?

2 comentários:

  1. Papito...Que delícia te acessar por aqui também!
    E que delícia de texto, cheio de recordações, preocupações, verdades e esperança. Adorei! Filhota #1

    ResponderExcluir
  2. Édy Wilian....
    Olá, meu querido Tio, boa noite, acho impossível o resgate da "GUERRA DAS MAMONAS" as guerras de hoje são mais complexas, e, as guerras de amanhâ terão o peso da realidade de sua época, no entanto, também acredito que os bons valores são ricas heranças que herdamos dos nossos pais e educadores, e que temos por obrigação repassa-los, pois atrás sempre tem alguém que virá e virá..... e virá.

    ResponderExcluir