domingo, 7 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 08 de março, teve a sua origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no século XX, na Europa e nos Estados Unidos da América.
Na realidade, o 1º dia, foi celebrado sim, em 28 de fevereiro de 1902, nos EUA, por iniciativa do Partido Socialista da América.
A data de 08 de março foi adotada pelas Nações Unidas em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, como as discriminações e as violências a que muitas ainda estão sujeitas em todo o mundo.
Há de se ressaltar, ainda, que para se chegar a este reconhecimento , muitas mulheres no mundo, tiveram um trabalho de luta intenso, com grandes conquistas , até chegarmos hoje, com o reconhecimento de seu grande valor, haja visto que um grande número de mulheres, lutam em pé de igualdade com os homens, ocupando cargos que num passado proximo, só a eles eram destinados.
Desde a criação desta data, também tem sido utilizada para fins comerciais, perdendo-se parcialmente o significado original, como a maioria das datas comemorativas, tais como o Natal, Dia das Crianças, etc.
Em tudo isso, devemos reconhecer que além destas conquistas, as mulheres continuaram acumulando suas tarefas de mães, dos afazeres do lar, de esposas; enfim, de tudo aquilo que sempre fizeram no passado, para que as famílias se mantivessem firmes e fortes.
Daí, a nossa grande homenagem a todas as mulheres gigantes e valorosas, que com o seu carinho, trabalho, dedicação e amor, têm contribuido para que o mundo se torne cada vez melhor e mais humano.
Nosso carinho todo especial a todas elas, neste dia, só a elas dedicado,e nosso apelo para que continuem firmes e fortes nesta caminhada, empunhando esta bandeira de paz, amor e trabalho.
Parabéns a vocês, mulheres.

Um comentário: